Laboratório de Tecnologia dos Pavimentos e Ferrovias – LABPAV
Última modificação: Quinta-feira, 11 de setembro de 2025
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DOS PAVIMENTOS E FERROVIAS – LABPAV
Com temáticas voltadas para a Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Transportes, o laboratório está capacitado para realizar diversos ensaios de caracterização dos agregados para pavimentação e dos ligantes asfálticos convencionais destinados à pavimentação asfáltica.
🔹 Sobre o Laboratório
O laboratório de Tecnologia dos Pavimentos e Ferrovias é pertencente ao eixo de Geotecnia de vias de transporte do Departamento de Engenharia de Transporte. Apresenta uma área de 75 m2 utilizada para a realização de aulas práticas, experimentos e pesquisas do Curso Técnico em Estradas e do Curso de Engenharia de transportes. O laboratório está capacitado para realizar diversos ensaios de caracterização dos agregados para pavimentação e dos ligantes asfálticos convencionais (Cimentos Asfáltico de Petróleo, Emulsão Asfáltica e asfalto diluído) destinados à pavimentação asfáltica, bem como estudos de dosagens de misturas asfálticas, comportamento mecânico de misturas asfálticas a frio e à quente e ainda pesquisas relativas à manutenção e gerência de pavimentos.
Tipo: Laboratório de ensino e pesquisa
Lotação: Departamento de Engenharia de Transportes (DET)
PPG Vinculado: Não informado
Produtos Químicos: Não informado
🔹 Responsável Pelo Laboratório
Prof. Augusto Cesar da Silva Bezerra
– Lattes
🔹 Áreas de Atuação
- Pavimentação flexível
- Pavimentação intertravada
- Concreto betuminosos
- Misturas asfálticas
🔹 Principais Técnicas
- Granulometria
- Massa específica real aparente
- Abrasão los angeles
- Índice de forma
- Resistência ao choque/ treton
- Sanidade
- Dosagem marshall
- Compactação marshall
- Ensaio de abrasão úmida (wtat)
- Equivalente de areia
- Ensaio de adesividade de areia
- Ensaio de adesividade
- Pontode fulgor do ligante asfáltico
- Viscosidade saybolt de furol
- Solubilidade em tricloroetileno
- Destilação
- Ductilidade (ductilômetro)
- Ponto de amolecimento
- Ensaio de penetração
🔹 Softwares Utilizados
Não informado
🔹 Equipamentos
- Lwt para controle qualitativo e projeto de microrevestimento (adquirido pelo projeto petrobras – termo de cooperação 0050.0063960.10.9)
- Extratora rotativa com motor a gasolina, para extração de c. de prova asfálticos da pista motor 5 hp acompanha barrilhete + coroa diamantada 4 (adquirido pelo projeto petrobras – termo de cooperação 00050.0063960.10.9)
- Destilador de percloroetileno (capacidade 4 litros) (adquirido pelo projeto petrobras – termo de cooperação 0050.0063960.10.9)
- Aparelho soxhlet completo, para determinação do percentual de betume de misturas asfálticas capacidade 1.000 ml c/ garras (adquirido pelo projeto petrobras – termo de cooperação 0050.0063960.10.9)
- Prensa marshall elétrica c/ indicador digital + célula de carga acompanha certificado de calibração (adquirido pelo projeto petrobras – termo de cooperação 0050.0063960.10.9)
- Soquete motorizado para compactação marshall, 110 ou 220v. com pré-determinado de golpes, deslizamento automático c/ queda livre e contador de golpes, rel. i-2004-a (adquirido pelo projeto petrobras – termo de cooperação 0050.0063960.10.9)
- W.t.at. para controle qualitativo e projeto de traços de iama asfáltica (adquirido pelo projeto petrobras – termo de cooperação 0050.0063960.10.9). Abrasão los angeles
- Aparelho de abrasão superficial
- Ductilômetro
🔹 Projetos Desenvolvidos
- Petrobras termo de Cooperação 0050.0063960.10.9 – Participação da Petrobras na adaptação da infraestrutura física dos Laboratórios de solos e pavimentação do Campus I, nas instalações do CEFET-MG, visando a capacitação dos laboratórios para realização de pesquisas, testes e estudos.
🔹 Grupos de Pesquisa
Não informado
🔹 Pesquisadores
Prof. Augusto Cesar da Silva Bezerra
Profa. Ana Carolina da Cruz Reis Simplício
Prof. Flávio Renato de Góes Padula
Prof. Mateus Justino da Silva
Contato
Prof. Augusto Cesar da Silva Bezerra
E-mail: augustobezerra@cefetmg.br
Telefone: Não informado
Endereço
Av. Amazonas, 5253 – Nova Suíça, Belo Horizonte – MG, 30421-169. – Campus I – Nova Suíça